A gazela tem uma cabeça pequena mas olhos gigantes e as orelhas estão sempre alerta. Ao mínimo ruído, corre e o difícil é apanhá-la! Consegue dar saltos de até 2 metros de altura e correr a mais de 65 km/hora.
Com o tempo, Kamilau foi-se habituando a viver na savana e perdendo o medo dos animais. Na verdade, ele tinha-se tornado mais destemido, desde que o seu melhor amigo nunca o abandonasse. Junto do elefante Jordão sentia-se capaz de enfrentar todos os seus receios. Havia um animal, porém que nunca lhe tinha conquistado o coração: a hiena.
- É feia, não é? E muito estranha! De início o Kamilau até chegou a pensar que era um cão grande. No entanto, a hiena é mais parecida com um leão ou um tigre. Tem dentes superfortes, conseguindo partir os ossos das presas, mesmo depois de percorrer vários quilómetros atrás delas. Quando começa a uivar, o que é muito divertido, é sinal de que há comida para partilhar com o resto do grupo.
Kamilau e o Jordão não viviam um sem o outro, no entanto, ambos sabiam que a tristeza os acompanhava. O elefante morria de saudades do seu grupo e o menino, mesmo não perdoando os pais por serem caçadores furtivos, tinha muita vontade de regressar a casa e de os convencer a mudar de ideias.
Durante muitos anos na província de Niassa, uma subdivisão de Moçambique, que fica no extremo noroeste do país, era possível caçar sem controlo. Os elefantes foram reduzidos para metade e os rinocerontes desapareceram mesmo.
- Sorte a minha que cá estou! – desabafou o elefante.
Comentários
Enviar um comentário