E se o mundo fosse mesmo das crianças?


Era uma tarde de domingo, chovia levemente, mas chovia (lá fora), na sala sentia-se o cheiro doce a pêssego biológico que a nossa amiga nos trouxe diretamente da quinta e que carinhosamente coloquei na fruteira. O cheiro a café, misturado com a vela perfumada emprestavam um pouco de ritmo ao desacelerado domingo que, por incrível que pareça estava a passar mesmo devagar! Por norma, o domingo teima em acelerar o passo para se encontrar com a segunda-feira. Hoje, porém, era uma exceção. Adoro! E adoro olhar pela grande janela da sala, ver as nuvens a seduzir as montanhas lá longe, descendo bem devagarinho até tocar o rio, lá no fundo! O verde das árvores ainda predomina mas aos poucos vai mudar de cor para nos lembrar que a natureza nunca pára.

Enquanto olhava pelos 4 m2 de janela, consegui escutar a imaginação das crianças que é infindável, rica e diversificada. Enquanto faziam uma construção com legos, aprendi com os meus filhos que o mundo pode ser de todas as cores, de todos os tamanhos e feitios! As ruas podem ser largas e sem carros, os meninos andariam de bicicleta sem ter que travar a felicidade e as meninas iriam desenhar a macaca mesmo em frente à porta de casa, enquanto esperavam pelas vizinhas para todas juntas saltarem à corda ou ao elástico! Os passeios seriam extensos para que todos pudessem andar sem atropelos e desvios e as árvores espalhariam sombra e cheiros. As flores estariam a exibir cor, vida e beleza em cada canto e esquina!

Os carros ficariam nas garagens ou estacionados bem longe, afinal tudo o que precisávamos para ser felizes estava ali bem pertinho. Nós, os pais ficaríamos a beber e a conversar ao ar livre, à espera que o cair da noite nos trouxesse de volta a casa! Num mundo do tamanho das crianças não há barreiras nem obstáculos que os impeçam de correr livremente e de serem felizes! 

Os domingos também são bons para isto: para pensarmos e planearmos um mundo do tamanho das crianças! Para elas, tudo cabe dentro dos sonhos e nada é impossível de ser construído! Benditos legos que nos ajudam a realizar os sonhos dos nossos filhos e a construir um mundo do tamanho deles!
Bom domingo! É verão.

Comentários