#umdiavamosdesconfinar - Provesende


Estava um dia quente e bonito! Partimos ansiosos por explorar a aldeia que, acredita-se, terá mais casas brasonadas por metro quadrado e está sempre a sorrir para o Douro.

A estadia foi no centro de Sabrosa, mas a descoberta fez-se passeando por Provesende, uma das magníficas aldeias pertencente ao Alto Douro Vinhateiro. 

Percorrer a aldeia dá direito a apreciar as vistas sobre o rio Douro, lá do alto, já que a aldeia fica num planalto. Somos apaixonados pelo Património Mundial da UNESCO. 

Marcada por belas paisagens e edifícios únicos, a aldeia de Provesende oferece-nos uma viagem ao passado. Um passado rico em património edificado e paisagístico, tão bem preservado que se exibe perante o nosso olhar, surpreendendo-nos a cada instante. 


É como se cada esquina nos revelasse uma história diferente! E talvez assim seja! Afinal, em cada canto pode-se admirar os solares e as casas brasonadas e ainda templos e igrejas. E por detrás do edificado escondem-se histórias de vidas, de diferentes famílias. Tudo isto, sem esquecer as festas e tradições que Provesende tão bem preserva, revelando-se um destino único!

Se decidirem visitar esta aldeia, recomendamos o uso abusivo de máquina fotográfica e de um telemóvel com uma boa capacidade de armazenamento, pois a tentação vai ser muita! As casas e edifícios seculares permanecem em total harmonia com todo o conjunto, sem no entanto menosprezar a modernidade e a evolução. 

Provesende é rica em casas brasonadas que atestam a passagem de famílias nobres por esta aldeia. A arquitetura, que permanece imponente, conta um passado nobre. Podem conferir a lista aqui.

Numa ida ao centro da aldeia, poderão ficar a conhecer a Fonte Velha, construída em estilo barroco, datada de meados do século XVIII. É muito bonita e confere um encanto próprio a este lugar. 


A Igreja Matriz, bela por fora, mas mais ainda por dentro, é, como habitual, o templo religioso mais emblemático. Recomendamos que entrem e olhem, com especial atenção, para o teto da nave que está pintado com uma incrível representação do Batismo de Cristo. 

               

Quem percorre o interior da aldeia irá ainda encontrar o pelourinho, de estilo manuelino, que datará da segunda metade do século XVI, classificado como Imóvel de Interesse Público. 

Para terminar ou começar o roteiro, podem ainda ir até ao miradouro S. Domingos de Provesende, que tem a seus pés a aldeia vinhateira de Provesende, oferecendo uma extraordinária panorâmica, com o Douro a sul. O esplendoroso trilho que serviu de inspiração a Miguel Torga. 


Quando o apetite despertar, podem petiscar boas iguarias como o salpicão, a alheira, o chouriço e o presunto, "regadas" com os bons vinhos da região, já para não falar do saboroso pão típico (centeio ou milho), cozido em forno a lenha.

Terá sido em Provesende que nasceu o navegador Fernão de Magalhães, no seio de uma família nobre, que se notabilizou por ter encabeçado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522, ao serviço da Coroa de Castela.

Provesende fica no concelho de Sabrosa, a 10 km do Pinhão. Subindo pela EN232 chega-se a esta aldeia que, em 2001, foi classificada como Aldeia Vinhateira do Douro, fazendo parte de um programa de requalificação e valorização da cultura milenar do vinho.

Comentários