#umdiavamosdesconfinar - Ponte de Lima

Nas paredes do solar permanecem as fotografias de família que ajudam a contar a história daquela casa, construída no século XVIII, estilo barroco. À chegada fomos recebidos pelo proprietário o que nos faz logo sentir que estamos em casa! Deixar para trás a rotina do dia a dia e esquecer por instantes todos os papéis que assumimos na vida é essencial. Faz falta, muita! Viajar e converter-se ao prazer de ser turista é das maiores riquezas que a vida nos oferece!


Era outono e o céu tinha-se pintado de cores quentes e românticas para nos brindar e nós, temos de confessar, estávamos ansiosos para nos entregarmos ao ócio, ao lazer, ao aconchego da sala e aos prazeres gastronómicos!


A vila é encantadora, seduz a cada passo que se dá pelo centro histórico, sem esquecer a Ponte Medieval sobre o Rio Lima, também conhecida como "Ponte Velha".

Mesmo junto ao rio somos surpreendidos pelo contraste das cores quentes da Avenida dos Plátanos que nos convida a um passeio sobre o esplêndido tapete de folhas caídas. Uma paisagem que serviu, outrora, de inspiração para escritores e poetas.

São plátanos centenários, plantados em 1901. Estava uma feirinha de antiguidades a decorrer e por ali nos perdemos uns tempos. 


Sem darmos por isso, já estávamos sentados a saborear um polvo à lagareiro, delicioso, numa esplanada com vista para o rio Lima. Adoramos dias calmos que nos permitem conhecer os lugares mais com as gentes da terra e menos com os "de fora" como nós. Foi em 2014, mas já voltávamos! A dois. 

Comentários