#umdiavamosdesconfinar - EN222

Em cima da mota, somos só nós. Nós e o som do vento a bater na cara, como que a lembrar-nos que a liberdade é o melhor e mais forte valor de todos!

Pela frente tínhamos a estrada mais bonita do mundo e um dia inteirinho só para nós! Partimos bem cedo pois o tempo não estica! Sabíamos que à nossa espera havia tanta natureza, tanta paisagem, tanto mundo e tanta vida que um dia só não chegaria para tudo!

A vontade era tanta que partimos sem nada para petiscar! Era Verão e estava um dia tão bonito!

Fecho, por instantes os olhos, e ainda consigo sentir a brisa na cara e o cheiro a estrada! Andar de mota é uma sensação indescritível (para quem gosta, claro). E passear de mota é ainda melhor!


A N222 que liga a Régua ao Pinhão foi eleita a melhor estrada do mundo. Quisemos tirar a prova dos 9!
Percorremos os 27 quilómetros que nos levaram diretamente ao coração do vale do Douro, que nos brindou a cada passagem com vistas deslumbrantes sobre os socalcos. A beleza é tanta que já só pensamos em quando vamos voltar!

Enquanto curvávamos apreciámos a paisagem envolvente, tempo suficiente para absorver e abrir o coração, ainda antes de chegar à próxima curva.

A cada curva, uma novidade! Percorrer a N222 é como viver a vida, mergulhados numa onda gigante de felicidade, contemplação e admiração! São retas e curvas que se ligam e combinam de forma magistral e sedutora!

Pelo caminho, arranjámos sempre boas desculpas para uma pausa: a estação de comboios, vestida de azulejos, vários miradouros, uma ponte romana, e até dois vizinhos na amena cavaqueira enquanto seguem a vida do dia-a-dia, aparentemente indiferentes a tanta beleza! Puro engano!

Dois dedos de conversa e logo percebemos o orgulho naquelas vinhas e socalcos!

“Aqui os nossos dias enchem-se de romantismo, serenidade e pedimos ao tempo que ande devagar”, confessaram-nos, depois de os termos interrompido. Pudera, com este mundo aos pés, até eu me tornaria adepta do slowliving!

Enquanto deslizamos sobre rodas, entendemos, agora ainda melhor, por que motivo esta região do Douro pode apresentar-se cada vez mais engalanada.

É que além de ser Património Mundial da UNESCO, tem agora a Estrada Nacional 222 à frente de muitas outras de outros países!

Chegamos ao fim da estrada, já o dia se estava a despedir. Se não nos enganámos nas contas, tivemos tempo para fazer 93 curvas que serpenteiam este trajeto de cortar a respiração!

Valeu-nos o belo almoço na Régua!


No Pinhão entrámos numa das lojinhas mesmo junto ao cais e brindámos com um Altano, branco, fresquinho, fresquinho!

Ficámos deslumbrados e com a certeza de que vamos voltar!

Estamos só à espera que as paisagens se pintem de Primavera!


É que os dias e a vida têm mais graça com sol e cores bonitas! Até lá, vamos continuar a passear de mota, onde só cabemos nós. Os dois!

Comentários