#umdiavamosdesconfinar - Cacela Velha

Em casa dos nossos amigos já estava tudo preparado para nos receber. Chegámos antes da hora, tal era a ansiedade de meter os pés na areia e mergulhar de cabeça nos 4 dias de descanso! As flores na mesa, impecavelmente decorada, emprestavam ainda mais cor à radiosa tarde de sol! 

Como manda a tradição, as próximas horas foram passadas a saborear os caprichos gastronómicos, temperados por uma boa conversa entre amigos. Todas as oportunidades são boas para viajar pelo nosso Portugal, indo de encontro a uma casa que também já é nossa, dado que todos os anos, este retiro é sagrado e inadiável. É sempre assim na última semana de maio. Todos juntos no maravilhoso terraço da casa, embalados pelo som suave do mar, ali permanecemos até o sol se pôr! 

A moradia, bem perto da Ria Formosa, composta por três pisos, permitiu-nos vaguear com total sensação de privacidade, em que cada casal vivia o seu tempo, a seu ritmo! Conseguem imaginar estar no terraço no terceiro andar da casa e de frente ter uma das panorâmicas, por muitos descrita, como das mais bonitas do sotavento algarvio? Viajámos logo ao início da semana para desfrutar dos dias mais tranquilos com o casal amigo! Poder acordar com uma das melhores praias do Mundo a dar-nos os bons dias, na melhor das companhias, é um privilégio que muito apreciamos. 

Na manhã seguinte, depois de um belo pequeno-almoço, atravessámos a pé a Ria (conseguimos) para chegarmos à nossa praia, que se estendia por completo e quase em exclusivo para nós. Era bem cedo e já estávamos sentados na Praia da Fábrica. Não será por acaso que a Condé Nast Traveler a considera uma das melhores praias do mundo! 

Quando a praia começa a ficar mais ocupada, vamos até a uma esplanada por ali perto, onde pouco mais há que um par de simples cafés e restaurantes, uma bonita igreja e os restos dum forte, rodeado por oliveiras! 

O que mais gostamos é de subir até ao topo e contemplar as vistas espetaculares sob a falésia! Partimos depois até Castro Marim e só regressámos à areia fina e às águas mornas do mar quando já todos se despediam da praia! É quando mais gostámos de por ali ficar, abraçados e a sonhar!

Comentários